Introdução à Meditação

O Curso de Introdução à Meditação (nível 1) o encontro da tradição budista e da ciência ocidental, de 4 sessões (8 horas) – apresenta as ferramentas para uma prática pessoal de meditação e de atenção no dia-a-dia; o nível 2 – 4 sessões, 8 horas – aprofunda a prática de atenção plena refletindo nos textos tradicionais e na meditação como cultivar de sabedoria; o nível 3 – igualmente 4 sessões, 8 horas – pretende introduzir  uma prática “para além” de mindfulness – a experiência do que somos naturalmente.

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Curso de Introdução a Mindfulness

O Curso de Introdução a Mindfulness tem como objetivo iniciar qualquer pessoa à prática de mindfulness (prática formal e prática no dia-a-dia). É um curso de 6 sessões (12 horas). Orientação Margarida Cardoso. Frequência: trimestral ou bimensal.

Os estudos indicam que a prática de mindfulness é responsável por mudanças que levam a uma melhor qualidade de vida e a um maior bem-estar mental e físico dos seus praticantes. E, entre outros benefícios, a prática de mindfulness contribui para: desenvolver a atenção, a memória e a concentração, equilibrar níveis de stresse, regular o sono reforçar o sistema imunitário´,melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio emocional.

 

Mindfulness para o Bem-estar

MBCT – Mindfulness Based Cognitive Therapy é um Programa de 8 semanas (cerca de 25 horas) concebido por psicólogos – Mark Williams, John Teasdale e Zindel Segal – para lidar com stress, ansiedade e/ou depressão. Este  programa é mais exigente e pede mais envolvimento do que o curso de 6 semanas de introdução a Mindfulness. A sua frequência é um pré-requisito para formação de instrutores de Mindfulness. Margarida Cardoso é professora certificada em MBCT. Frequência: dois horários (laboral e pós-laboral), 3 vezes ao ano.

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A Essência da Meditação

A Essência da Meditação é um curso em três módulos. Cada módulo consta de 5 sessões de cerca de 2 horas cada. A parte 1 corresponde ao cultivar da atenção, a parte 2 corresponde ao abrir do coração e a parte 3 ao cultivar da sabedoria. Retoma os 3 temas do curso de base “Curso de Introdução à Meditação”, aprofundando-os. Diogo Rolo e Catarina Távora são responsáveis por este curso.

Cultivar Equilíbrio Emocional

As emoções são como forças invisíveis que trazem energia, cor e diversidade às nossas vidas. Permitem-nos experienciar todo o tipo de estados, desde os mais alegres e energéticos, aos mais sombrios e apáticos.

Mas todos os dias nós embarcamos nesta viagem emocional sem estarmos completamente elucidados sobre ela, sem conhecermos as suas paragens, oportunidades, desafios e destino final. Vejamos, por exemplo, se nos é fácil distinguir entre uma experiência de raiva, medo ou inveja? E se sabemos exatamente que tipo estratégias usar quando estamos sob o seu domínio? Será que sentimos que somos nós a dominar as emoções, ou que são elas que nos dominam a nós?

O Programa CEB (Cultivating Emotional Balance) surgiu do diálogo de cientistas ocidentais com o Dalai Lama e outros monges budistas. Diogo Rolo e Catarina Távora sãos instrutores certificados e oferecem este curso em diferentes formatos.

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Treino em Integridade Compassiva

O Treino em Integridade Compassiva cultiva valores humanos essenciais para o desenvolvimento individual, social e ambiental. O Programa foi concebido pelos Drs. Michael Karlin e Brendan Ozawa-de Silva do Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (CCISE) da Life University. É um programa de 10 semanas (20 horas), em cada semana apresenta-se e pratica-se uma competência, e cada competência é desenvolvida a partir da anterior e é subordinada a 3 domínios: autorregulação (relacionar-se consigo), relacionar-se com os outros, envolver-se em sistemas. Margarida Cardoso é a facilitadora Certificada pelo CCISE que orienta as sessões.

Curso de Autocompaixão

“A falta de amor-próprio vem de nos preocuparmos muito connosco, mas sermos incapazes de aceitar ou perdoar as nossas imperfeições. Com o treino na autocompaixão, aprendemos a tomar contacto com a parte de nós que ainda se preocupa, mas de forma pura, terna e vulnerável. Na realidade, ela nunca deixou de estar ativa, simplesmente tem estado escondida debaixo de camadas e camadas de proteção que nós criamos quando nos sentimos sob qualquer tipo de ameaça.” (Thupten Jinpa)

O programa Mindful Self-Compassion (MSC) é um programa de 8 semanas, empírico e desenhado para desenvolver autocompaixão. Baseado na pesquisa inovadora de Kristin Neff e na experiência clínica de Christopher Germer, o curso ensina princípios e práticas que permitam aos participantes responder aos momentos desafiantes com mais bondade, cuidado, interesse e compreensão.

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Mindfulness para Crianças

 

O Programa Parar, Reparar e Respirar introduz os mais novos a uma prática de cultivar a atenção e a técnicas de autorregulação emocional, de uma forma lúdica, contando histórias, aprendendo a ter consciência do corpo e das emoções. As sessões inspiram-se no currículo para Crianças e Adolescentes da Organização americana Mindful Schools. Este programa tem sido apresentado em várias escolas. Facilitadoras: Ivone Anes e Susana Batista.

Mindfulness para Professores

Este curso é uma adaptação do programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), integrando aspetos específicos para o ensino, inspirados pelos programas Mindful Schools e o trabalho de Patricia Jennings, PhD. Introduz os participantes a técnicas que permitem uma prática pessoal, mas pretende também, ao usar ferramentas que cultivam consciência, presença, reflexão e compaixão, apelar a recursos internos que ajudam a promover o crescimento dos alunos, academicamente, mas também enquanto seres humanos e sociais. É um programa geralmente apresentado na Faculdade de Letras do Porto, integrado nos cursos de Formação Contínua e ocorre duas vezes ao ano. As inscrições fazem-se através do site da FLUP. Formadora: Margarida Cardoso

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Comunicação Consciente e Afetiva

Aprender a comunicar é uma arte que envolve uma elevada autoconsciência das próprias necessidades e valores pessoais, assim como treino na observação das necessidades e valores pessoais dos outros. Grande parte do conflito humano tem na origem essa falta de consciência e de treino. Nesta formação vamos treinar técnicas assertivas de expressão que promovem a aproximação humana perante as diferenças. Formador: Mário Madrigal.

Objetivos e conteúdos 

  • Aprender as bases do modelo de COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA, de Marshall Rosenberg.
  • Criar hábitos de autoconsciência emocional e de assunção de necessidades.
  • Entender estratégias de comunicação que não funcionam e aprender a comunicar com inteligência emocional
  • Assumir o conflito e entendê-lo como oportunidade de fortalecimento da relação entre as partes.
  • Aplicar a CNV ao serviço do próprio Desenvolvimento Pessoal.

Curso Prático de Inteligência Emocional


A Educação Emocional é fundamental para lidar com as nossas próprias emoções e estados de ânimo e saber lidar com o outro, formando parte da saúde preventiva e sendo uma ferramenta fundamental no desenvolvimento da resiliência pessoal. É um conhecimento transversal para qualquer ser humano no seu desenvolvimento pessoal, já que envolve o relacionamento interpessoal e intrapessoal, com claro impacto no clima laboral das organizações e portanto no desempenho coletivo.  Formador: Mário Madrigal.

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Curso de Eneagrama

 

O Eneagrama da Personalidade é um modelo de autoconhecimento que permite entender qual é a nossa estratégia inconsciente para nos relacionar com os outros e entender o mundo em geral. Vamos entender quais são os bloqueios e crenças que nos impedem de ter uma vida mais satisfatória e também as tarefas a desenvolver no caminho da autotransformação. A compreensão deste modelo é de grande utilidade como ponto de partida no desenvolvimento pessoal e como base de trabalho para melhorar o relacionamento interpessoal em coletivos. Facilitador: Mário Madrigal.

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