Introdução à Meditação

O Curso de Introdução à Meditação – o encontro da tradição budista e da ciência ocidental, de 4 sessões (8 horas) – apresenta as ferramentas para uma prática pessoal de meditação e de atenção no dia-a-dia. O curso fornece as ferramentas necessárias para iniciar um caminho – práticas contemplativas mas também a visão das coisas – de si mesmo e do mundo.

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Curso de Introdução a Mindfulness

O Curso de Introdução a Mindfulness tem como objetivo iniciar qualquer pessoa à prática de mindfulness (prática formal e prática no dia-a-dia). É um curso de 6 sessões (12 horas). Orientação Margarida Cardoso. Pode funcionar online ou presencialmente.

Os estudos indicam que a prática de mindfulness é responsável por mudanças que levam a uma melhor qualidade de vida e a um maior bem-estar mental e físico dos seus praticantes. E, entre outros benefícios, a prática de mindfulness contribui para: desenvolver a atenção, a memória e a concentração, equilibrar níveis de stresse, regular o sono reforçar o sistema imunitário´,melhorar a qualidade de vida e o equilíbrio emocional.

 

Mindfulness para a Vida

O MBCT-L (Mindfulness-Based Cognitive Therapy for Life / Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness para a Vida) é um programa de 8 semanas desenvolvido pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, e é uma adaptação do programa original do MBCT concebido para ser aplicado à população em geral.

O Mindfulness for Life apoia-se em práticas de mindfulness e na abordagens de terapia cognitiva aplicadas e acessíveis a todos. Os participantes do programa são guiados na aplicação destas aprendizagens à sua vida quotidiana, explorando outras formas de se relacionar com momentos difíceis e mesmo o sofrimento, quer para cultivar a alegria, compaixão, equanimidade e sabedoria. O MBCT-L promove o florescimento individual, ao potenciar uma forma de estar e uma visão da vida que permite uma maior bem-estar e plenitude.

 

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A Essência da Meditação

A Essência da Meditação é um curso em três módulos. Cada módulo consta de 5 sessões de cerca de 2 horas cada. A parte 1 corresponde ao cultivar da atenção, a parte 2 corresponde ao abrir do coração e a parte 3 ao cultivar da sabedoria. Retoma os 3 temas do curso de base “Curso de Introdução à Meditação”, aprofundando-os. A Catarina Távora é a responsável por este curso.

Ciclo Esperança Ativa

Inspirado pelo livro Esperança Ativa de Joanna Macy e Chris Johnstone, este programa tem como objetivos:

  1. Cultivar a esperança ativa como uma resposta positiva e proativa aos desafios enfrentados no mundo atual.
  2. Estimular a conexão emocional e espiritual com o mundo natural.
  3. Desenvolver habilidades de empatia, escuta ativa e compaixão.
  4. Reconhecer e lidar com as emoções relacionadas à crise, como tristeza, raiva e medo.
  5. Explorar estratégias para transformar a dor em ação construtiva.
  6. Fortalecer a resiliência pessoal e coletiva diante das adversidades.
  7. Fomentar a colaboração, cooperação e trabalho em equipe.
  8. Criar planos de ação pessoal e coletivo para o envolvimento ativo na mudança.
  9. Celebrar os progressos alcançados e renovar o compromisso com a esperança ativa.

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Compaixão sem Fronteiras

Mapeando a tua jornada no mundo –  um treino transformador para o florescimento individual e coletivo

O programa Compaixão sem Fronteiras é uma jornada através de práticas essenciais e transformadoras para o equilíbrio entre o crescimento pessoal e o envolvimento com o mundo. Este programa visa  desenvolver  competências como autorregulação e autocompaixão, mas também empatia, compaixão e envolvimento com sistemas complexos, ou seja, cultivar a habilidade de viver de acordo com os seus valores próprios, reconhecendo aspetos como humanidade comum e uma orientação inerente para a gentileza e a reciprocidade. É um programa de 10 semanas (20 horas), em cada semana apresenta-se e pratica-se uma competência, e cada competência é desenvolvida a partir da anterior e é subordinada a 3 territórios: relacionar-se consigo – a jornada interior, relacionar-se com os outros – partir à descoberta, envolver-se em sistemas – envolver-se com o mundo. 

Curso de Autocompaixão

“A falta de amor-próprio vem de nos preocuparmos muito connosco, mas sermos incapazes de aceitar ou perdoar as nossas imperfeições. Com o treino na autocompaixão, aprendemos a tomar contacto com a parte de nós que ainda se preocupa, mas de forma pura, terna e vulnerável. Na realidade, ela nunca deixou de estar ativa, simplesmente tem estado escondida debaixo de camadas e camadas de proteção que nós criamos quando nos sentimos sob qualquer tipo de ameaça.” (Thupten Jinpa)

O programa Mindful Self-Compassion (MSC) é um programa de 8 semanas, empírico e desenhado para desenvolver autocompaixão. Baseado na pesquisa inovadora de Kristin Neff e na experiência clínica de Christopher Germer, o curso ensina princípios e práticas que permitam aos participantes responder aos momentos desafiantes com mais bondade, cuidado, interesse e compreensão.

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O Programa Lugares Tranquilos introduz os mais novos a uma prática de cultivar a atenção e a técnicas de autorregulação emocional, de uma forma lúdica, contando histórias, aprendendo a ter consciência do corpo e das emoções. As sessões inspiram-se no currículo para Crianças e Adolescentes da Organização americana Mindful Schools. Este programa tem sido apresentado em várias escolas. Facilitadoras: Ivone Anes e Susana Batista.

Mindfulness para Professores

Este curso é uma adaptação do programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), integrando aspetos específicos para o ensino, inspirados pelos programas Mindful Schools e o trabalho de Patricia Jennings, PhD. Introduz os participantes a técnicas que permitem uma prática pessoal, mas pretende também, ao usar ferramentas que cultivam consciência, presença, reflexão e compaixão, apelar a recursos internos que ajudam a promover o crescimento dos alunos, academicamente, mas também enquanto seres humanos e sociais. 

Formadora: Margarida Cardoso

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Cultivar Equilíbrio Emocional

Cultivar o Equilíbrio Emocional [CEB]

Reconhecer, normalizar, criar espaço: três pilares para uma vivência emocional saudável

Cultivar o equilíbrio emocional é um trajeto individual que acontece num ambiente partilhado. Durante estes encontros sentamo-nos em círculo para nos debruçarmos sobre a raiva, o medo, a tristeza e a alegria. Juntos procuramos gerar clareza sobre o nosso mundo emocional e responder a questões que frequentemente ocupam as nossas mentes: o que comunicam as emoções? é possível sentir uma emoção intensa sem me perder? como aumento a minha tolerância ao desconforto? que estratégias [já] tenho para momentos difíceis?

Cada encontro será ancorado em conteúdos validados pela ciência, práticas de yoga, diálogos conscientes e meditação.

Orientação: Catarina Távora

Curso Fundamental de Meditação e Mindfulness

Um Curso de Meditação para participantes que queiram ir mais profundamente na sua prática e crescimento pessoal e para pessoas que se sintam chamadas a ensinar e orientar sessões de meditação, quer como instrutor(a), quer integrando estas práticas na sua atividade profissional. É um curso online, com sessões síncronas e assíncronas, num total de 45 horas de formação.

Este curso é um pré-requisito para a Formação de Instrutores de Meditação e Mindfulness (que decorre presencialmente).

 

 

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Formação de Instrutores de Meditação e Mindfulness

Esta formação é presencial, em formato de retiro residencial num total de 35 horas de formação.

Pré-requisitos:

  • Os/as participantes devem ter uma prática pessoal diária estabelecida 
  • Devem ter participado na formação inicial de Instrutores: Curso Fundamental de Meditação e Mindfulness.
  • Devem apresentar um portefólio reflexivo de 5 a 10 páginas sobre o seu caminho na meditação.
  • Devem estar dispostos a procurar supervisão e continuar a aprender e aprofundar a prática pessoal ao longo do tempo.