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Mindfulness e Crescimento Pessoal

7 Abril, 2020 @ 20:00 - 22:00

Formação online (videoconferência – plataforma Zoom)
Uma abordagem corpo-mente para o Bem-estar e Crescimento Pessoal

Todos somos capazes de autorregulação, mas esta competência pode estar mais ou menos desenvolvida. Estar simplesmente consciente (mindfulness) é como abrir uma porta para todo um caminho, que inclui a capacidade de influenciar positivamente o nosso estado emocional, as nossas relações e o nosso bem-estar geral.

Este curso está dividido em 3 módulos, num total de 6 sessões de cerca de 2 horas cada.

No primeiro módulo vamos treinar as competências de autorregulação com especial atenção ao corpo e à relação corpo-mente. Essencialmente, as reações como stresse e ansiedade constituem um processo fisiológico, por isso precisamos de ferramentas físicas para criar outros caminhos. Essa base de autorregulação permite-nos estar mais aptos a lidar com os desafios da vida moderna e a cultivar as qualidades interpessoais e prossociais dos módulos seguintes.

O segundo módulo leva-nos a sair da zona de conforto, respeitando o nosso ritmo, desenvolvendo a autocompaixão e a autoconfiança.

No terceiro módulo vamos redescobrir o outro na nossa relação com o mundo cultivando conexão e agindo com empatia e compaixão.


I. Conhecer-se e autorregular-se

As três reações de base e a sua relação com a fisiologia
Factores gerais de relaxamento
Ferramentas para Autorregulação.

II. Aproximar-se

Ir ao encontro do que evitamos
Autocompaixão e autoconfiança

III. Relacionar-se

Gratidão e Interdependência
Empatia e Compaixão

 

Próximas datas

Terças-feiras das 20h às 22ho0: 7, 14, 21, 28 de Abril, 5 e 12 de Maio

 

Preço € 70

Inscrição

para se inscrever, preencher pf  o formulário online.

 

A quem pode interessar

– pessoas que pretendem lidar com stresse, ansiedade, depressão
– pessoas que procuram autoconhecimento e/ou gestão de emoções
– pessoas que procuram mais disciplina na sua prática pessoal e uma melhor relação consigo e com os outros

Importante: o curso implica uma prática pessoal diária

Tempo de prática formal previsto: cerca de 20/30 minutos diários
Mindfulness no dia-a-dia: estar presente em atividades habituaus, em princípio não implica mais tempo
Estudo (escrita, leitura ou visualização de vídeos): 1 a 2 horas semanais, dependendo do grau de interesse

 

Este curso não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros.

Orientação

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas, o que fortaleceu a sua abordagem inclusiva e não sectária do Caminho. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou em (e em certos casos organizou) retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) e o programa CIT (Compassionate Integrity Training) pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (Life University, Atlanta). Tem formação em Mindfulness na Educação (o currículo para crianças e adolescentes de Mindful Schools e o programa Still Quiet Place), Mindfulness na Comunicação (com Oren J. Sofer) e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – programa Breathworks) e Somatic Experiencing. É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua).

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.

Site pessoal https://margaridacardosomeditacao.wordpress.com/

 

Detalhes

Data:
7 Abril, 2020
Hora:
20:00 - 22:00
Categoria de Evento: