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Mindfulness para o Bem-estar

4 Março, 2020 @ 20:00

170€ – 210€

Programa baseado em Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) – para aprender a lidar com o stresse, a ansiedade e a depressão

O MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy ) é um programa desenvolvido por Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale, baseado no programa de Jon Kabat-Zinn Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) – para ajudar a lidar com estados mentais nocivos e para prevenir recaídas. O programa combina ideias e ferramentas da psicologia cognitiva com práticas meditativas e atitudes baseadas no cultivar de Mindfulness.

A prática de mindfulness permite estar mais consciente do momento presente, ao notar sensações, pensamentos e emoções com uma atitude de curiosidade e sem julgamento. O cultivar desta atitude possibilita lidar de uma forma mais eficaz com a ansiedade, a tristeza, o medo e preocupações, e sobretudo, permite criar uma nova relação com estes estados emocionais.

A nossa atenção transforma a experiência e ao cultivar abertura, paciência e compaixão na nossa relação connosco e com os outros, criamos novos caminhos na nossa mente e na nossa vida.


Temas

Sessão 1 – Como desligar o Piloto Automático

Criar um espaço interno e externo para a prática
Para viver a vida: abrandar

Sessão 2 – Respirar a vida

Aprofundar a consciência de si
Lidar com os obstáculos durante a prática

Sessão 3 – Voltar ao presente

Usar os sentidos
Criar um espaço de respirar

Sessão 4 – Estar presente

Reconhecer as emoções difíceis
Abrir novos caminhos

Sessão 5 – Aceitar e largar

Sentar com o que está
Libertar-se de hábitos

Sessão 6 – Os pensamentos não são factos

Estabelecer uma nova relação com os pensamentos
Ver claramente

Sessão 7 – Cuidar de si

Equilíbrio no dia-a-dia
Estabelecer uma nova relação consigo mesmo

Sessão 8 – Viver consciente

Abrir-se à vida
A paz é este passo

 

Próximas datas

Quartas-feiras da 20h às 22h30: 4, 11, 18, 25 de Março, 1, 8, 15, 22 e 29 de Abril 2020

+ Tarde de Prática Mindfulness: 25 de Abril das 15h às 19h00

(não serão passados certificados a quem faltar a mais de uma sessão)

O curso compreende 8 sessões de cerca de 2 horas/2h30 + 1 tarde de prática mindfulness; material de apoio (textos e práticas guiadas)

Preço

(pode escolher a quantia que lhe é mais confortável)

€ 210

€ 170 (menos disponibilidade)

 

Inscrição

para se inscrever, preencher pf  o formulário online.

 

A quem pode interessar

– a pessoas que pretendem lidar com stresse, ansiedade, depressão, dores crónicas
– pessoas que procuram aprofundar a meditação como autoconhecimento e/ou gestão de emoções
– pessoas que procuram mais disciplina na sua prática pessoal
– pessoas da área da psicologia, saúde, terapias, ensino, etc., que queiram iniciar ou aprofundar uma prática pessoal de Mindfulness, mas também introduzir algumas destas ferramentas na sua prática profissional
– pessoas que queiram iniciar um treino como instrutores do programa MBCT

Importante: o curso implica uma prática pessoal diária: antes de se inscrever considere se pode devotar tempo para mudar e criar novos caminhos

Tempo de prática formal previsto: cerca de 30 minutos diários, 6 dias por semana
Mindfulness no dia-a-dia: estar presente em atividades que fazemos habitualmente, isso em princípio não implica mais tempo.
Registo diário: cerca de 10 a 15 minutos por dia
Estudo (leitura ou visualização de vídeos): 1 a 2 horas semanais, dependendo do grau de interesse

Este curso não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros.

 

Orientação

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas, o que fortaleceu a sua abordagem inclusiva e não sectária do Caminho. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou em (e em certos casos organizou) retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) e o programa CIT (Compassionate Integrity Training) pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (Life University, Atlanta). Tem formação em Mindfulness na Educação (o currículo para crianças e adolescentes de Mindful Schools e o programa Still Quiet Place), Mindfulness na Comunicação (com Oren J. Sofer) e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – programa Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua).

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.

Facilitadores certificados do Programa CIT

Site pessoal https://margaridacardosomeditacao.wordpress.com/

Detalhes

Data:
4 Março, 2020
Hora:
20:00
Custo:
170€ – 210€
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
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Organizador

Centro de Meditação Dhyana
Site:
https://centrodemeditacaodhyana.wordpress.com/

Local

Centro Budista do Porto
Rua S. João Bosco 349
Porto, 4100-531 Portugal
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