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Mindfulness para o Bem-estar

13 Janeiro, 2021 @ 20:00 - 22:00

160€ – 240€

Programa Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT) – para aprender a lidar com o stresse, a ansiedade e a depressão

O MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy ) é um programa desenvolvido por Zindel Segal, Mark Williams e John Teasdale, por sua vez baseado no programa de Jon Kabat-Zinn Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), para a saúde mental e o bem-estar psicológico. O programa combina ideias e ferramentas da psicologia cognitiva com práticas meditativas e atitudes baseadas no cultivar de Mindfulness.

Tem-se comprovado que as intervenções baseadas em Mindfulness (MBIs) são tão eficazes como outros tratamentos para lidar com depressão e problemas de ansiedade (Goldberg y col., 2017).

O programa MBCT permite que o participante aprenda e pratique um conjunto de ferramentas que levam à diminuição da reatividade cognitiva e emocional, uma melhor gestão de padrões como a ruminação e a preocupação e uma melhor relação consigo e com os outros através do autocuidado  (Gu, Strauss, Bond, & Cavanagh, 2015).

 

Estrutura

1 sessão de orientação de cerca de 1 hora (sala zoom)
8 sessões de 2h a 2h30 – durante as sessões aprendem-se ferramentas e práticas de mindfulness que ajudam a facilitar uma mudança na relação que temos connosco, com os outros e com as situações da nossa vida.
1 mini-retiro – uma oportunidade de praticar o silêncio e aprofundar a prática de Mindfulness

Temas Principais

– A consciência do momento presente: o nosso modo habitual de funcionamento em piloto automático e as suas consequências para o bem-estar no dia-a-dia.
– Modo Fazer vs Modo Ser: a prática como um não esforço.
– Voltar ao presente; voltar ao corpo.
– Parar, respirar, responder: estar presente permite-nos escolher.
– Não identificação e gestão cognitiva e emocional – para uma nova forma de se relacionar com os estados mentais, emocionais e sensações difíceis com curiosidade, aceitação, não julgamento.
– Hábitos e padrões que alimentam o mal-estar físico e psicológico, em especial o evitamento, a distorção, a reatividade e proliferação cognitivas.
– Aprender a estar com o que está e a dar-lhe espaço.
– Cuidar de si e o equilíbrio no dia-a-dia entre o que nos nutre e o que nos desgasta.
– O quotidiano como terreno de prática; ser autónomo.
– Cooperação e escuta ativa.

Próximas datas

sessão de apresentação: 13 de Janeiro às 20h30

ONLINE: Quartas das 20h00 às 22h00: de 20 de Janeiro a 10 de Março
Prática Intensiva de Mindfulness: a marcar

 

Preço

(pode escolher a quantia que lhe é mais confortável, pode também fazer pagamentos parcelares)

mais disponibilidade: € 210-240

menos disponibilidade: € 160-200

 

Inscrição

para se inscrever, preencher pf  o formulário online.

 

A quem pode interessar

– a pessoas que pretendem lidar com stresse, ansiedade, depressão
– pessoas que procuram aprofundar a meditação como autoconhecimento e/ou gestão de emoções
– pessoas que procuram mais disciplina na sua prática pessoal
– pessoas da área da psicologia, saúde, terapias, ensino, etc., que queiram iniciar ou aprofundar uma prática pessoal de Mindfulness, mas também introduzir algumas destas ferramentas na sua prática profissional
– pessoas que queiram iniciar um treino como instrutores do programa MBCT

Importante: este programa é um treino na prática de mindfulness, não se trata de uma intervenção terapêutica. Exige um compromisso quanto à participação nas sessões mas também a uma prática diária (que pode ir dos 30 aos 40 min diários). Os estudos relacionados com a eficácia do MBCT confirmam que o tempo dedicado à prática influencia os possíveis benefícios (Parsons et al. 2017), por isso certifique-se que tem  disponibilidade diária para acompanhar este processo de 8 semanas.

Sugestão de Leitura: Mindfulness, Atenção Plena, Mark Wiiliams e Danny Penman, ed. Lua de Papel

Materiais

Durante o programa terá acesso a:

  • Áudios das práticas
  • Manual MBCT
  • Seleção de Vídeos adequados aos temas

Cada participante receberá um Certificado de Participação no programa MBCT  se tiver assistido pelo menos a 80% da formação (ou seja, só poderá faltar a uma sessão), sendo obrigatória a participação no Dia de Prática Intensiva e na primeira e última sessão.

 

Este curso é um pré-requisito para Teacher Training – não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a terceiros.

 

Testemunho:

O grande motivo que me levou a inscrever-me no curso, prende-se com problemas de ansiedade e ataques de pânico. Se relativamente à ansiedade desde a 1.ª sessão tenho sentido uma grande diferença, para melhor, ainda não tinha tido a oportunidade de “aplicar” perante uma situação de pânico.

Hoje de noite acordei com os típicos “sinais” que um ataque de pânico estava eminente. Respiração acelerada, suores, calor corporal anormal, agitação. Conscientemente reconheci os sinais mas não os julguei, aceitei pelo que eram. De seguida iniciei a prática de body scan com atenção à respiração, usando a mesma para libertar o indesejado.

Rapidamente me senti normal, tranquilo, sem corrente incontrolável de pensamento que me prendiam naquele estado de ansiedade e ataque de pânico. Foi libertador, não tenho palavras, acordei com uma sessão de conquista indescritível. Tinha de partilhar isto consigo… obrigado
Profundamente grato e é esse sentimento que tenho trazido comigo esta semana e que tenho tentado passar a quem me rodeia, e o que tenho “recebido” de Feedback é muito bom. (D.A.)

Orientação

Margarida Cardoso

Começou a praticar meditação aos 14 anos e aos 24 comprometeu-se com um aprofundamento da prática numa comunidade budista laica, onde viveu cerca de 7 anos. Durante cerca de 9 anos foi a responsável pela delegação do Porto da União Budista Portuguesa. Nessa qualidade, teve a oportunidade de conhecer professores e mestres das várias tradições budistas, o que fortaleceu a sua abordagem inclusiva e não sectária do Caminho. Em 2000 iniciou uma prática dentro do budismo Zen e em 2008 tomou os preceitos (Jukai) sob a orientação de Roshi Zen Amy Hollowell. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay). Recebeu ensinamentos de (entre outros mestres) Sua Eminência o Dalai Lama, Dilgo Khyentse Rinpoche, Khandro Rinpoche, Mingyur Rinpoche e Ringu Tulku, e participou em (e em certos casos organizou) retiros orientados por Ajahn Nyanarato, Genpo Roshi, Roshi Catherine Genno Pagès, Roshi Amy Hollowel, Martine Batchelor, Adyashanti, Shingan Francis Chauvet, etc.

É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Centro de Meditação Dhyana. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) e o programa CIT (Compassionate Integrity Training) pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (Life University, Atlanta). Tem formação em Mindfulness na Educação (o currículo para crianças e adolescentes de Mindful Schools e o programa Still Quiet Place), Mindfulness na Comunicação (com Oren J. Sofer) e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – programa Breathworks). É responsável pelo programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua).

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.

Facilitadores certificados do Programa CIT

Site pessoal https://margaridacardosomeditacao.wordpress.com/

Detalhes

Data:
13 Janeiro, 2021
Hora:
20:00 - 22:00
Custo:
160€ – 240€
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
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Organizador

Centro de Meditação Dhyana
Site:
https://centrodemeditacaodhyana.wordpress.com/

Local

Centro Budista do Porto
Rua S. João Bosco 349
Porto, 4100-531 Portugal
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