Um curso de 5 semanas, dedicado ao cultivo de uma mente mais serena

 

A mente é o seu próprio local, e em si mesma, pode tornar o inferno num céu, e pode fazer um inferno do céu.
John Milton, em Paradise Lost

 

Vivemos num ritmo acelerado, os nossos dias são preenchidos por inúmeras solicitações e a nossa mente é frequentemente dominada por pensamentos velozes e desordenados. Muitas vezes sentimos que somos levados pelo piloto automático, e defrontamo-nos com o facto de termos perdido liberdade para escolher como queremos gerir-nos internamente e como queremos relacionar-nos com as pessoas à nossa volta.

É neste contexto, e no seguimento de um vasto reconhecimento científico, que cada vez mais pessoas têm vindo a encontrar na prática da meditação um conjunto de métodos transformadores que nos permitem recuperar essa liberdade de escolha, tanto no que diz respeito a uma melhor gestão do dia-a-dia, como no que toca a mergulhar numa exploração mais profunda do verdadeiro potencial da nossa mente.

Descontração, estabilidade, clareza mental, assim como presença, paciência, altruísmo, compaixão e sabedoria, são apenas algumas das qualidades que podem ser cultivadas e reveladas a partir da prática da meditação.

 

Qual é a estrutura do curso?

As sessões de 2h, uma vez por semana, estão organizadas da seguinte forma:

  • breve explicação do tema da semana
  • meditação guiada
  • período de discussão em grupo
  • dicas para integrar a prática no dia-a-dia

 

Que temas & práticas serão exploradas em cada sessão do curso?

Sessão #1: Introdução

  • O papel da atenção no cultivo do bem-estar: felicidade genuína e felicidade temporária
  • A meditação enquanto veículo de transformação: benefícios da prática, como começar

Sessão #2: Relaxamento

  • O equilíbrio da atenção: as três qualidades e os três desafios
  • Reaprender a relaxar: equilibrar a mente, equilibrando o corpo

Sessão #3: Continuidade & Clareza

  • Cultivar uma mente presente: gerir as distrações e o multitasking
  • Trazer consciência às atividades do dia-a-dia: dicas práticas

Sessão #4: Estabelecer a Mente no Estado Natural

  • Desenvolver uma nova relação com a nossa mente: observação consciente dos pensamentos
  • Aprofundamento da prática: dicas adicionais

Sessão #5: Descansar na Quietude da Consciência

  • Revelar a quietude que já está presente: consciência da consciência
  • Sustentabilidade da prática: dicas para o futuro

 

O que esperar?
  • Desenvolvimento de autoconsciência dos nossos estados internos
  • Conhecimento e familiaridade de diferentes objetos na prática da meditação
  • Cultivo de confiança na gestão dos obstáculos que surgem na prática formal
  • Reconhecimento dos benefícios de uma prática de meditação regular

 

O que é a “Essência da Meditação”?

A Essência da Meditação é um conjunto de três programas (Treinar a Atenção, Abrir o Coração, Cultivar Sabedoria) de cinco semanas cada, inspirados pela abordagem de ensino dos professores Alan Wallace e Mingyur Rinpoche, ambos com extensa experiência individual de prática, e uma capacidade globalmente reconhecida de tornar ensinamentos tradicionais sobre a meditação, relevantes e atuais hoje em dia.

 

Informações Práticas

Quando: Terças-feiras |  | 4, 11, 18 fevereiro & 3, 10 março 2020 (interrupção na semana de carnaval 25/mar)

A que horas: das 19h30 às 21h30

Preço
(praticamos custos escalonados para que cada um possa contribuir com aquilo que lhe é possível a cada momento)

A. 110€ (+ disponibilidade)
B. 90€
C. 70€ (- disponibilidade)

 

Contactos & Inscrições

Para concretizar a sua inscrição, preencha este formulário.

centrobudistadoporto@gmail.com | centrobudistadoporto.org

 

Nota: Este programa é a nova edição do anterior ‘Fundamentos de Mindfulness – Cultivar a Atenção (Parte 1)

Mais datas das partes 2 – ‘Essência da Meditação: Abrir o Coração’ e 3 – ‘Essência da Meditação: Cultivar Sabedoria’ serão anunciadas em breve!

 

Formadores: Diogo Rolo & Catarina Távora

Diogo Rolo

É formado em Economia e Finanças, mas desde 2013, ano em que se tornou instrutor certificado no programa Cultivating Emotional Balance (CEB), que o seu foco profissional tem sido o de traduzir e apresentar em contexto de trabalho, um conjunto de práticas contemplativas com potencial transformador em termos de produtividade e bem-estar, tendo sempre na base um trabalho fundacional de treino da atenção.

Em 2014, ano em que criou o projeto ≡ Mind Revolution ≡, concluiu a primeira certificação global para o ensino do programa Search Inside Yourself (SIY), um programa de inteligência emocional, baseado em mindfulness, desenvolvido na Google. Desempenha atualmente funções enquanto consultor sénior em Portugal do Potential Project, organização global líder no desenho e implementação de soluções de eficácia organizacional, baseadas em mindfulness, cuja certificação, enquanto facilitador, concluiu em 2016.

O seu percurso no dharma iniciou-se em 2007, tendo aprofundado desde 2013 uma relação com o Professor Alan Wallace, do qual recebeu ensinamentos repetidamente sobre a prática de shamatha, vipashyana e as Quatro Qualidades Incomensuráveis (Jul -2013, 5 semanas, México; Mar-2015, 4 dias, Karma Shedrup Ling, Noruega). Recebeu também ensinamentos sobre a abordagem Budista ao desenvolvimento de uma ciência contemplativa da mente (Jul-2015, 7 dias, Fundación Sakya, Espanha). Em 2016 participou num retiro em silêncio de 8 semanas, dedicado às práticas de “Shamatha, Vipashyana, Mahamudra e Dzogchen”, no Lama Tzong Khapa Institute, em Itália. Depois desse retiro, permaneceu durante mais dois meses em retiro solitário, no centro de retiros de Oseling, em Espanha. Em 2017, participou em mais um retiro de silêncio de 8 semanas, também guiado pelo Professor Alan Wallace, desta vez dedicado a explorar os ensinamentos contidos nos textos “The Foolish Dharma of an Idiot Clothed in Mud and Feathers,” “Buddhahood Without Meditation” e “The Fine Path to Liberation”, novamente no centro Lama Tzong Khapa Institute, em Itália.

Este programa será ainda inspirado pelos ensinamentos que recebeu ao longo dos últimos 10 anos, fruto da benevolência de muitos outros professores e mestres de meditação, incluindo, de forma não exclusiva, Glen Svensson (que originalmente desenhou o formato deste programa), assim como Ajahn Brahm, Alex Trisoglio, Dzogchen Ponlop Rinpoche, Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, Henrique Lemes, Jeanne Pilli, Jetsunma Tenzin Palmo, Lama Padma Samten, Lama Tsering, Matthieu Ricard, Rangjung Neljorma Khadro Namsel Drönme (Khadro-la), Robert Thurman, Thupten Jinpa, Yongey Mingyur Rinpoche e SS o 14.º Dalai Lama.

 

Catarina Távora Tem formação em Economia e Gestão e trabalhou durante 5 anos em grandes empresas. O interesse pela meditação e pelas tradições contemplativas materializou-se quando conheceu o Centro de Estudos Budistas Bodisatva no Brasil.

O seu entusiasmo pelo florescimento humano e pela descoberta de novas formas de gerir a mente, e mais concretamente a experiência emocional, levou-a a mudar o seu percurso. No final de 2015 começou a colaborar no projeto ≡ Mind Revolution ≡, dedicado à introdução de programas baseados em mindfulness em contexto organizacional, e em 2016 tornou-se instrutora certificada do programa Cultivating Emotional Balance (CEB). Além de continuar esta exploração pessoalmente, o seu objetivo é o de tornar os conteúdos do CEB tão acessíveis quanto possível.