Um curso de 5 semanas, dedicado ao cultivo de uma mente mais serena

 

A mente é o seu próprio local, e em si mesma, pode tornar o inferno num céu, e pode fazer um inferno do céu.
John Milton, em Paradise Lost

 

Vivemos num ritmo acelerado, os nossos dias são preenchidos por inúmeras solicitações e a nossa mente é frequentemente dominada por pensamentos velozes e desordenados. Muitas vezes sentimos que somos levados pelo piloto automático, e defrontamo-nos com o facto de termos perdido liberdade para escolher como queremos gerir-nos internamente e como queremos relacionar-nos com as pessoas à nossa volta.

É neste contexto, e no seguimento de um vasto reconhecimento científico, que cada vez mais pessoas têm vindo a encontrar na prática da meditação um conjunto de métodos transformadores que nos permitem recuperar essa liberdade de escolha, tanto no que diz respeito a uma melhor gestão do dia-a-dia, como no que toca a mergulhar numa exploração mais profunda do verdadeiro potencial da nossa mente.

Descontração, estabilidade, clareza mental, assim como presença, paciência, altruísmo, compaixão e sabedoria, são apenas algumas das qualidades que podem ser cultivadas e reveladas a partir da prática da meditação.

 

Qual é a estrutura do curso?

As sessões de 1h30, uma vez por semana, estão organizadas da seguinte forma:

  • breve explicação do tema da semana
  • meditação guiada
  • período de discussão em grupo
  • dicas para integrar a prática no dia-a-dia

 

Que temas & práticas serão exploradas em cada sessão?

Sessão #1: Introdução

  • A meditação enquanto veículo de transformação
  • Começar uma prática regular

Sessão #2: Relaxamento

  • O equilíbrio da atenção
  • Reaprender a relaxar

Sessão #3:Continuidade& Clareza

  • Cultivar uma mente presente, gerindo as distrações
  • Trazer consciência às atividades quotidianas

Sessão #4: Estabelecer a Mente no Estado Natural

  • Desenvolver uma nova relação com os pensamentos
  • Dicas adicionais para integração no dia-a-dia

Sessão #5: Sustentabilidade da prática

  • O papel da atenção no cultivo do bem-estar: felicidade genuína e felicidade temporária
  • Próximos passos: dicas para o futuro
O que esperar?
  • Desenvolvimento de autoconsciência dos nossos estados internos
  • Conhecimento e familiaridade de diferentes objetos na prática da meditação
  • Cultivo de confiança na gestão dos obstáculos que surgem na prática formal
  • Reconhecimento dos benefícios de uma prática de meditação regular

 

O que é a “Essência da Meditação”?

A Essência da Meditação é um conjunto de três programas (Treinar a Atenção, Abrir o Coração, Cultivar Sabedoria) de cinco semanas cada, inspirados pela abordagem de ensino dos professores Alan Wallace e Mingyur Rinpoche, ambos com extensa experiência individual de prática, e uma capacidade globalmente reconhecida de tornar ensinamentos tradicionais sobre a meditação, relevantes e atuais hoje em dia.

 

Informações Práticas

Quando:

Sábados das 10h00 às 11h30 | 23, 30 janeiro & 6, 13, 20 fevereiro

 Onde:

ONLINE, através do Zoom [Zoom para reuniões, Google Play, App Store]

Preço: 50€ Curso Online

Contactos & Inscrições:

Para concretizar a sua inscrição, preencha este formulário [inscrições abertas até ao dia 14 de janeiro]

Qualquer questão escreva para catarinatavora@mind-revolution.org

 

 

 

Formadora

 

Catarina Távora

Depois de uma formação académica em Economia (Licenciatura) e Gestão Hoteleira (Pós-Graduação), iniciou a sua carreira profissional na área da banca comercial, tendo depois passado pela hotelaria no grupo Accor e ainda pelo IT da Sonae. Foram esses anos a trabalhar em organizações internacionais e de grande dimensão que deram origem a uma reflexão mais profunda sobre a forma como hoje se está a gerir a experiência de trabalho, tornando-se óbvio o quão ubíquos são os níveis de stress, pressão e solicitações às quais se tem de atender de forma imediata.

Esse ritmo acelerado e em constante mudança foi um incentivo para procurar uma forma alternativa de lidar com estes desafios (pressão, distrações, multitasking, imprevistos, oscilação emocional, etc.), tendo encontrado na união entre as tradições contemplativas e a ciência, métodos teóricos e práticos cuja aplicação na experiência quotidiana pode ajudar a aumentar a resiliência e tornar-nos mais imunes a aquilo que acontece externamente.

No final de 2015 começou a colaborar no projeto Mind Revolution, e desde então tem-se dedicado ao aprofundamento destas práticas contemplativas (através de períodos prolongados em retiro, programas de formação e estudo & prática regulares), e à sua tradução para contextos seculares, oferecendo programas abertos baseados em mindfulness, meditação e gestão emocional.

O seu trabalho, fundamentalmente baseado no programa Cultivating Emotional Balance, do qual é facilitadora certificada, e no programa Mindful Self-Compassion (Trained Teacher), pretende apoiar pessoas interessadas em explorar como é que a meditação pode contribuir para um bem-estar mais sustentável, para relações assentes em mais altruísmo, e para uma experiência de maior benevolência e resiliência face aos desafios que o dia-a-dia da vida pessoal e profissional nos oferece.