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A sabedoria do desconforto

O que devo fazer se sentir dores físicas consideráveis ​​nos joelhos e nas costas ao praticar a meditação sentada?

Adoro quando as pessoas fazem perguntas técnicas sobre a dor associada às posturas de meditação porque, em vez de apenas dizer: “Sente-se confortavelmente”, isso dá-me a oportunidade de explicar por que sugerimos essas posturas.

Uma maneira de abordar a preocupação com a dor é fazer três perguntas básicas: “Como sentar de uma determinada maneira aumenta a capacidade da mente de ver com mais clareza? Como ver com mais clareza desenvolve a sabedoria? E como a sabedoria leva à compaixão?” (Afinal de contas, é a sabedoria e a compaixão, e não o sentar firme, que são o objetivo da prática.)

Então, como sentar-se parado, ereto e resistir à tentação de se mover, mas sim focar e limpar a mente?

É, de facto, uma técnica útil. Em primeiro lugar, manter uma posição estável requer atenção — atenção voltada para a situação atual — e, portanto, é menos provável que pensamentos aleatórios distraiam a mente. Em segundo lugar, a determinação na mente que pretende estar desperta e presente – “estou a fazer isto agora” – também protege contra a distração. E terceiro, a própria mente, num contexto de simplicidade, tem a tendência natural de voltar à tranquilidade. (Costumo pensar nos globos de neve com cenas adoráveis ​​no centro, cenas ocultas enquanto a “neve” é sacudida. Uma vez que o globo é deixado sozinho numa superfície estável, a neve pousa e o que deve ser ser visto é revelado.)

O que vemos com mais frequência quando a mente está focada e clara são os hábitos mentais que criam sofrimento desnecessário, hábitos alimentados pela avidez, ódio e ilusão. Repetidas vezes lutamos com as nossas vidas, ressentindo-nos das nossas experiências, culpando-nos por não sermos diferentes de quem somos. Somos incapazes de ver além do drama imediato e avassalador da nossa história pessoal para encontrar alívio, na verdade, libertação, na realização consoladora de um cosmos surpreendentemente legítimo: prestar atenção à experiência atual interrompe as histórias que criam e recriam o sofrimento.
 
A prática de ver com clareza é o que finalmente nos leva à bondade. Vendo, repetidas vezes, a infinita variedade de armadilhas que criamos para seduzir a mente para lutar, vendo as variedades infinitas de sofrimento sem sentido sobre desejos e aversões (que, embora aparentemente urgentes, são essencialmente vazios), sentimos compaixão por nós mesmos. E então, naturalmente, sentimos compaixão por todos os outros. Sabemos como nunca soubemos antes que estamos bloqueados, todos nós, com corpos e mentes e instintos e impulsos, numa batalha com a nossa natureza básica do coração que anseia por relaxar no amor. Então rendemo-nos. Amamos. Rimos. Agradecemos.
 
Chega agora de filosofia. Aqui estão alguns conselhos práticos adicionais. Tente encontrar uma posição em que possa ficar parado. Então, mesmo que surja um desconforto modesto no corpo, sentar-se permite a descoberta de que a mente pode relaxar e controlar o desconforto. Sentar-se com algum desconforto ensina a mente a ficar menos assustada. Experimentar o desaparecimento do desconforto acalma a mente, torna-a confiante e permite o insight da impermanência: tudo passa. Mesmo as posições mais confortáveis – como as vidas mais confortáveis – tornam-se desconfortáveis depois de um tempo. Isso é uma lição também.
 
Aqui está uma instrução técnica importante e final: quando o desconforto que sentir for significativo, mova-se. Ajuste a sua postura. Quer que sua mente esteja focada e alerta, mas não histérica. Quando o nível de desconforto ultrapassa o nível em que a mente pode manter o seu equilíbrio, não é útil. Em vez de ser uma causa para o surgimento do insight, o desconforto torna-se a causa do desânimo, da dúvida e do desapontamento. É melhor alongar o corpo, relaxar e começar de novo.

Sylvia Boorstein


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